Go to Main Content
Imagem Interna

Yduqs divulga Relatório de Sustentabilidade 2021

Resultados expressivos são frutos da solidez e da capacidade de inovação da companhia, afirma CEO

Divulgamos, no dia 29 de julho, o nosso Relatório de Sustentabilidade para o ano de 2021. O documento, que complementa e detalha os resultados já apresentados relativos ao ano anterior, aprofunda o posicionamento e a linha estratégia adotados pela companhia.

Somos detentores de marcas de ensino superior que garantem ampla presença no país, com diversas modalidades de ensino e para toda a vida do aluno. Nesse cenário, nos destacamos no mercado brasileiro devido à atuação nacional e um portifólio completo, que alcança diferentes perfis de alunos. Com a aquisição da Qconcursos, ainda em 2021, e da Hardwork Medicina, em março de 2022, reforçamos nossa atuação nas soluções digitais de ensino, colaborando na solidificação da vertical digital como um dos destaques.

Eduardo Parente, CEO, professor e aluno do grupo, pontua que, mesmo tendo sido o segundo ano de enfrentamento à pandemia e suas consequências, 2021 marcou também a consolidação da Yduqs em três grandes dimensões. “Primeiro, em nossa trajetória de otimização do negócio. Conseguimos preservar a saúde da companhia, dando, simultaneamente, o suporte necessário a alunos, docentes e colaboradores neste período crítico. Segundo, avançamos muito no trabalho de construção do futuro da Yduqs, que está cada vez mais digital, mais leve e menos dependente de oscilações externas. Por fim, mas igualmente importante, concluímos, em 2021, ações essenciais na frente de ESG, que nos permitiram desenvolver a que considero a mais ambiciosa agenda de impacto positivo e crescimento sustentável de toda a Educação brasileira”, afirma Parente.

Vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação, Cláudia Romano reforça a constante evolução da companhia, apontada pelo Relatório. “Esse é o momento de revisitar as nossas fortalezas, demonstrando o nosso planejamento de constante evolução nesta temática. Acreditamos na educação como um agente de ESG, que atua não apenas da frente social, mas como uma importante ferramenta para alavancar também as áreas ambientais e de governança. O nosso Relatório e os dados por ele apresentados é motivo de muito orgulho, por apontar que estamos no caminho certo e ainda temos muitas oportunidades para crescimento”, destaca.

Construção do futuro da companhia

Para o CEO, o futuro da Yduqs já teve suas sementes plantadas há anos – desde 2017, com a otimização do negócio e, em 2019, com a revisão de algumas estratégias. A adesão ao Mais Médicos, por exemplo, assegurou à companhia um crescimento orgânico contratado, sem a dependência de movimentos de aquisições para expansão. Além disso, as boas decisões também estiveram relacionadas ao EaD.

“Temos o ensino a distância que mais cresce no país (em 2020, último período com dados nacionais publicados, passamos de 9% para 13% do mercado nacional) porque soubemos entender as três grandes ondas que impulsionaram a modalidade”, ressalta Parente. Esse crescimento, segundo o CEO, refere-se a três fatores: 1) alunos sem o suporte do financiamento público; 2) alunos mais maduros que retomaram o sonho do ensino superior; e 3) a interiorização dos polos.

A pavimentação dos próximos rumos também passa pelos saltos dados pela Yduqs em 2021, principalmente relacionados à forma como a companhia usa a tecnologia digital – a EnsineMe, por exemplo, é a líder inconteste na produção de conteúdos e metodologias digitais. No mesmo ano, foi consolidada a nova Sala de Aula Virtual e o app do aluno chegou ao topo da categoria de Educação.

Agenda ESG: fonte representativa de valor empresarial

Ainda em 2021, a agenda ESG, uma das prioridades estabelecidas pela Yduqs, se mostrou robusta e preparada para os compromissos assumidos publicamente. A criação do Instituto Yduqs reflete a maturidade do tema para a companhia, já tendo beneficiado mais de um milhão de pessoas nos últimos três anos. Sua criação tem o objetivo de consolidar ações de responsabilidade social das instituições de ensino do grupo.

Serviços à população das localidades onde as instituições estão inseridas – com mais de 300 núcleos de práticas em todo o país, que prestam atendimentos de aspectos essenciais e sem curso – e o mapeamento das emissões de gases do efeito estufa – pioneirismo no setor – são alguns dos marcos na história do grupo. Na interface das frentes social e de governança, a implantação do programa de Diversidade e Inclusão aponta para a estruturação de um importante pilar do plano ESG.

“A estruturação da agenda ESG da Yduqs e, consequentemente, das nossas metas para os próximos anos, é resultado da maturidade que já atingimos internamente. Ainda, buscamos acelerar a diversidade de pensamento dentro da companhia, criando um espaço propício à inovação e um ambiente de trabalho ainda melhor”, celebra Cláudia Romano.

Temos como compromisso permear todas as nossas atividades com as melhores práticas de sustentabilidade, demonstradas em ações éticas e transparentes para o desenvolvimento sustentável, fortalecendo nosso legado no setor educacional.

Acesse a íntegra do Relatório de Sustentabilidade 2021 da companhia para conhecer as estratégias e resultados que nos tornam referência no setor clicando aqui.