Cláudia Romano cursou Liderança na Fundação Dom Cabral, Gestão Integrada ESG na PUC-Rio, é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade, e foi sócia do Escritório For Joy Comunicação. Com 20 anos dedicados à educação, foi laureada com as principais Comendas da cidade e do Estado do Rio de Janeiro: a Medalha Pedro Ernesto em 2019 e a Medalha Tiradentes em 2022.
Também marca presença em outras organizações como o Comitê de Direitos Humanos da OAB/RJ, o Conselho Empresarial de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Social da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) e o Conselho da Cidade do Rio de Janeiro. Cláudia também Romano é vice-presidente do SEMERJ (Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro), Conselheira da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares) e da Escola Solar Meninos de Luz. Além disso, atua como Embaixadora da Cultura na Fundação Cidade das Artes.
Com uma vasta e consistente rede de contatos construída em anos de carreira nas esferas privada, governamental (federal, estadual e municipal), instituições do terceiro setor e com formadores de opinião, atua direta e indiretamente, como facilitadora, em diversas frentes da Companhia, para fortalecer a imagem de excelência acadêmica da instituição, e mostrar ao mercado educacional, ao órgão regulador e à sociedade que é possível conjugar crescimento em escala com qualidade de ensino, sempre em linha com as melhores práticas ESG - ambientais, sociais e de governança.
Possui ampla experiência no desenvolvimento de Parcerias Estratégicas, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Na área de Parcerias Estratégicas, realiza alianças que proporcionam benefícios para todos os stakeholders da Companhia, criando valor de ativo para os serviços e produtos da YDUQS, além de buscar, continuamente, condições de negociação, para gerar receita adicional ou novas oportunidades de negócios. Estruturou o Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade e atua estrategicamente nos cinco pilares: esporte, cultura, cidadania, escola e inovação/empreendedorismo, integrando com as demais áreas da YDUQS e associando o Programa ao trabalho de Branding da Companhia, em função dos resultados alcançados.
Criou também o Comitê de Incentivos Fiscais para aprovação de projetos incentivados pelas Leis Rouanet, Esporte, ISS, Funcad, Pronas, Pronom e outros. Liderou o estabelecimento dos critérios para seleção dos projetos que incluem como requisito a participação dos alunos na ativação dos mesmos, trazendo experiências práticas que enriquecem a formação dos estudantes para além da sala de aula.
Estando à frente das atividades de Branding, Comunicação Corporativa e Relacionamento com a Imprensa, é responsável por orientar, coordenar, acompanhar e avaliar a comunicação externa e interna, assim como supervisionar as assessorias de imprensa da Companhia. É responsável também por gestão de crises, almejando transformar, rapidamente, as contingências, as incertezas, os problemas e os riscos encontrados em soluções positivas para a YDUQS, além de atuar pessoalmente junto à imprensa, empresas, órgãos públicos e poderes da República.
|