Go to Main Content
Imagem Interna

Estrategicamente orientada ao atendimento a alunos de todas as classes sociais, em todo o país e ao longo das diversas fases da vida adulta, a Yduqs se estrutura a partir de três grandes unidades de negócios, ou verticais, que conferem velocidade e foco específicos para cada segmento de atuação.  

As marcas de referência do grupo, como o Idomed, que reúne as 14 escolas de Medicina da Yduqs, e o Ibmec, centro de excelência com projeção internacional, estão reunidas na primeira unidade estratégica de negócio, a de ensino Premium. Por funcionarem como grandes laboratórios de inovação acadêmica e por sua ênfase ampliada em uso de tecnologias para o ensino, a internacionalização e o alto padrão do corpo docente, a vertical atua também como um balizador interno para todo o grupo, no que diz respeito a qualidade acadêmica e de serviços.  

A vertical de ensino digital é a que reúne o maior número de alunos e que apresenta as maiores taxas históricas de crescimento – aproximadamente dobrando a base de estudantes e a receita em dois anos, em ritmo significativamente superior ao do mercado de EaD em geral. Além das operações de graduação digital, de pós-graduações, de cursos preparatórios e de soluções corporativas, a unidade de negócios abriga ainda um hub interno de edtechs, como a EnsineMe e o QConcursos, que desenvolvem, aprimoram e entregam a todas as instituições do grupo metodologias, conteúdos e soluções tecnológicas que colocam a Yduqs na liderança do setor em termos de inovação e qualidade nos ensinos digital e híbrido (semi-presencial e flex). Conheça melhor nossa filosofia de trabalho e nosso Ecossistema Digital.

A unidade de negócios de ensino presencial tem na experiência do campus, no contato com o professor e com outros alunos sua principal entrega de valor e reúne a maior operação de graduação do país na modalidade, além de cursos semipresenciais de formato único no mercado, graças a um modelo de ensino proprietário, denominado modelo Aura, que insere conteúdos e metodologias digitais de alto padrão como ferramenta para o professor em sala de aula. As instituições dessa vertical um espectro amplo de perfis de alunos e oferecem portfólio em todas as áreas do conhecimento, e em todas as regiões do país. 

Juntas, as verticais oferecem um portfólio educacional sem igual no país, altamente complementar e em rápida expansão, em todas as frentes. O crescimento da Yduqs vem sendo fortemente impulsionado pela vertical digital e por cursos de referência, notadamente o de Medicina, e esses vetores estratégicos são complementados e amplificados pela resiliência e a reputação das instituições da unidade presencial, pela inovação das edtechs e pelos níveis crescentes de engajamento, de retenção e de sucesso dos concluintes de nossas IES no mercado de trabalho.  

Porte e contribuição

    2019 2020 1S21
YDUQS Base de alunos 570 763 824
Base de alunos (variação % vs ano anterior) 10% 34% 8%
Receita Operacional Líquida (ROL)* 3.565 4.072 2.258
  Representatividade de cada unidade de negócio 2019 2020 1S21
Premium** Base de alunos 1% 2% 2%
ROL* 10% 15% 19%
EBITDA* - 23% 29%
Digital Base de alunos 48% 57% 62%
ROL* 18% 24% 29%
Representatividade no EBITDA* - 33% 37%
Presencial Base de alunos 52% 42% 36%
ROL* 72% 61% 53%
EBITDA* - 44% 34%

* ROL e EBITDA ajustados (mais detalhes no material de divulgação na central de resultados do site)

**Em 2019, o premium estava dentro do presencial

Fatos e Dados

Medicina
  • Com suas 14 escolas de Medicina, é uma das instituições de ensino médico de maior credibilidade no setor e conta com um crescimento orgânico projetado para aproximadamente 16,5 mil vagas, em seu pleno potencial, após a completa maturação de todos os cursos.  
  • As escolas médicas lideram o mercado em tecnologias aplicadas ao ensino, com uso de laboratórios de simulação médica realística, mesas de dissecação digitais para estudo de anatomia, laboratórios de anatomia em realidade virtual e plataformas digitais de suporte aos alunos de internato. 
  • Mais de 130 unidades de saúde parceiras, para prática dos alunos – mais de 60% do curso são de aulas práticas, com forte inserção na rede de atenção primária à saúde.  
  • Intensa preparação para o futuro do médico, com programa específico de gestão da carreira médica e portfólio de educação continuada e de especializações, incluindo programas de referência na América Latina (centro de treinamento autorizado da American Heart Association).  
Ibmec
  • Além das áreas em que é referência internacional, como direito, engenharias, gestão, finanças e negócios, o Ibmec lançou, ainda em 2020, um completo programa com foco em tecnologia, com sua trilha Tech. Cursos de graduação e de pós-graduação em áreas como cibersegurança, inteligência artificial e big data passam a constituir o portfólio, alguns deles em parcerias com líderes globais do setor, como a Microsoft.  
  • Em todas as suas unidades, o Ibmec mantém um ecossistema local de empreendedorismo, integrado às atividades de ensino e extracurriculares dos alunos. Desde 2020, há cinco Ibmec Hubs em pleno funcionamento.  
  • A instituição é pioneira na prática de trazer líderes de negócios globais para a montagem de seus cursos, assegurando atualização e relevância dos currículos.  
  • Parcerias internacionais e programas de internacionalização com mais de 30 instituições de ensino na Europa, na América do Norte e na Ásia.  
Premium 1
Premium 2

  • Com a melhor margem EBITDA do mercado, reúne as operações das graduações digitais do grupo, das ofertas de pós-graduação e cursos preparatórios e um hub interno de edtechs, que conta com EnsineMe e QConcursos. 
  • Ritmo de crescimento anual na casa dos 50%, tanto para base de alunos quanto para receita.  
  • Referência em qualidade no ensino digital a distância, com avaliações 4 e 5 do MEC.  
  • NPS, que mede a satisfação dos alunos, apresentando crescimento histórico consistente, com ganhos de 25 p.p. no último ano (2020 versus 2021), influenciando diretamente na retenção.  
  • Líder do setor em desenvolvimento de soluções para ensino digital personalizado e de alto engajamento.  
  • Presente em 100% dos estados brasileiros, em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.  
  • Modelo único de polos, mais flexível e de retorno mais rápido para o parceiro. Fechamos o segundo trimestre de 2021 com mais de 1.700 polos em todo o país e mais de 600 franquias de cursos preparatórios, sob a bandeira Damásio. Trabalhamos com a expectativa de atingir 2.000 polos ainda em 2021, encerrando 2022 com 2.500 polos.  
  • A maturação dos polos também tem importante papel nesse resultado: 79% ainda estão em fase de maturação, ou seja, não alcançaram seus primeiros quatro anos de operação.  
  • As ofertas educacionais da unidade de negócios são entregues por Estácio Digital, Wyden EaD, Damásio, Clio, Ibmec Online e Qconcursos. 
  • Além do mais inovador e dinâmico ensino digital a distância do país, a vertical Digital reúne um ecossistema de inovação e tecnologia voltado para a ampliação do alcance e da qualidade da educação superior online no país. É o digital ampliando a inclusão e elevando o nível do ensino a um patamar inédito. 
Digital 1
Digital 2

  • Maior operação de graduação presencial do país, por meio de duas grandes divisões operacionais: Estácio e Wyden, que reúne instituições de ensino com tradição e forte reputação regional. 
  • Crescimento de 4% no último ano, desconsiderando os efeitos de financiamento público, sustentado por alto nível histórico de renovação, superior a 85%.  
  • Desenvolveu e emprega o modelo Aura de ensino, proprietário e único no mercado, que funciona como plataforma digital com metodologias e conteúdos de suporte ao professor, enriquecendo as aulas presenciais e semipresenciais. A aprovação dos alunos com os conteúdos digitais de última geração é superior a 90% (maio de 2021).  
  • NPS, que mede a satisfação dos alunos, apresentando crescimento histórico consistente, com ganhos de 21 p.p. no último ano (2020 versus 2021). 
  • A qualificação e o engajamento dos docentes são distintivos e, em sua maioria, mestres e doutores.  
Presencial 1
Presencial 2