Go to Main Content
Imagem Interna

O contexto dessa agenda

A igualdade salarial entre pessoas de diferentes gêneros é uma premissa da nossa Constituição, reforçada pela legislação trabalhista. Em 2023, foi promulgada uma nova lei com o objetivo de estimular as empresas a identificar e se comprometerem a resolver eventuais diferenças salariais existentes. Esta medida não apenas cumpre uma premissa legal, mas também reflete um valor que a nossa sociedade e a nossa empresa apoiam fortemente.

No cenário nacional, a diferença de remuneração entre homens e mulheres chega a 19,4%.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), neste início de 2024, detalhou como a nova Lei de Igualdade Salarial deve ser implementada. Entre outras coisas, determinou a obrigatoriedade da divulgação, por parte das empresas com mais de 100 colaboradores, dos Relatórios de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios elaborados pelo MTE com base em dados fornecidos pelas empresas (os relatórios da Yduqs podem ser encontrados a seguir).

Como se trata de um indicador que precisa valer para todos os perfis de organizações, e nos mais diferentes setores, os critérios estabelecidos pelo MTE para a elaboração dos relatórios acabam sendo bastante genéricos.

Como é o levantamento do MTE?

A metodologia do Ministério do Trabalho adota dois critérios principais – o salário bruto mensal e a remuneração total, que inclui benefícios e encargos. Os recortes funcionais também foram bem simplificados, com poucos níveis de estratificação. Esse método acaba não sendo ideal para capturar todas as nuances sobre eventuais diferenças salariais.

Por exemplo, ao criar grandes grupos de análise, a metodologia não permite avaliar com precisão se há diferenças significativas entre homens e mulheres em um mesmo cargo ou nível hierárquico ou se existe uma concentração maior de homens em cargos com maior remuneração. Isso porque, não são considerados critérios estabelecidos pela própria CLT, como grau de responsabilidade de cada posição e tempo de serviço.

Além disso, o levantamento do MTE é referente ao ano de 2022 – e não inclui, por essa lacuna temporal, os avanços mais recentes em direção à equidade adotados pela Yduds.

Embora imperfeito, o sistema continua tendo valor no sentido de provocar reflexão, gerar visibilidade e ativar ações em direção ao equilíbrio que queremos nessa frente. É com esse olhar que a Yduqs aborda o tema.

Como a Yduqs está com relação à equidade salarial entre gêneros?

A Yduqs é uma empresa predominantemente feminina, sendo seu quadro de colaboradores administrativos e docentes composto 55% por mulheres. Nos cargos de média gestão (coordenação, gerência e supervisão), elas também são a maioria, com 57% de representatividade. É um nível bastante superior ao de mercado.

No segmento da alta gestão, embora ainda abaixo dos indicadores de média liderança, houve uma evolução significativa na participação feminina na empresa – um aumento de 19% em 2021 para 33% em 2023.

Embora esse índice seja bem superior à média nacional e sirva como uma referência, ele explica em grande parte a diferença de remuneração que identificamos entre os principais grupos funcionais.

Considerando o universo completo de análise, em 2022, o salário contratual mediano pago às mulheres era em média 3,97% maior do que o pago aos homens.

Entretanto, quando analisamos a remuneração média das mulheres considerando os grandes grupos de análise, em 2022, este percentual era em média 3,92% menor do que o dos homens. Esses resultados, embora positivos quando consideramos a realidade nacional (19,4%), ainda não nos deixam satisfeitos.

O que temos feito?

Na Yduqs, não remuneramos de forma diferente homens e mulheres em mesmos cargos ou atividades. Nossos esforços se concentram em assegurar que as colaboradoras acessem em maior proporção cargos de maior remuneração. Nossas ações recentes para que isso aconteça:

Em 2022, lançamos nossas 24 metas ESG. Entre os compromissos assumidos está o de ampliar a participação das mulheres na alta gestão para 40% até 2025.

Essa não é uma meta simbólica. Ela integra o painel de resultados de toda a alta administração da empresa e é um fator para o cálculo da remuneração variável dos executivos.

Nossos programas de aceleração de carreiras também são sensíveis aos grupos com baixa representação nos escalões mais altos, incluindo Mulheres.

Nosso processo de sucessão inclui mentorias exclusivas, feedbacks e ciclos de desenvolvimento pessoal, potencialização das soft skills das participantes, além do envolvimento direto dos gestores imediatos da pessoa em aceleração.

Temos um programa de mentoria para mulheres em trajetória executiva que também acelera as agendas de representação equilibrada e equidade em remuneração.

Nosso programa de Trainees, que desde 2021 é exclusivo para pessoas negras, tem 64% de mulheres.

É outro vetor de maior participação feminina nos segmentos com maior remuneração.

A cesta de benefícios da empresa também leva em consideração bem-estar e melhores condições para mulheres, o que, eventualmente, leva a maior progressão na carreira e maior remuneração.

Estamos comprometidos com iniciativas locais e globais

Elas Lideram 2030: assumimos o compromisso com essa iniciativa do Pacto Global da ONU, que tem como principal meta fomentar a igualdade de gênero e fortalecer o empoderamento das mulheres em cargos de liderança.

Educa 2030: Somos embaixadores deste Movimento, que é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil para alavancar o pilar de Educação da Agenda 2030 da ONU. E uma das frentes do movimento é, justamente, focar no aumento de mulheres em carreiras STEM.

iDiversa B3: a Yduqs passou a integrar o primeiro índice da América Latina dedicado à diversidade empresarial com foco em gênero e raça.

Empresa Amiga da Mulher: Conquistamos o “Selo Social Empresa Amiga da Mulher” do Governo do Estado do Rio de Janeiro que reconhece e valoriza as empresas que promovem a igualdade de gênero.

Incluir para transformar
Nosso programa para aumentar a diversidade e reduzir desigualdades

A política de diversidade da Yduqs determina a inclusão de práticas de diversidade, equidade e inclusão em todas as esferas de sua operação. Entre os compromissos estão a gestão de riscos para prevenir discriminação e assédio, colaboração com o poder público para aprimorar legislações pertinentes, estabelecimento de metas e indicadores claros e o engajamento contínuo de fornecedores e parceiros na adoção dessas iniciativas.

Um marco na jornada de Diversidade da Yduqs foi o lançamento do Programa Incluir para Transformar, que reúne uma série de iniciativas estratégicas, visando transformar nosso ambiente de trabalho em um espaço verdadeiramente inclusivo e equitativo. Conheça algumas das inciativas do Programa:

Projeto Maternidade

O Programa de Maternidade tangibiliza o compromisso da Yduqs com a equidade de gênero. Atualmente, conta com duas iniciativas, a Sala de Amamentação e o Home Office Parental, que também contempla pais, pais adotantes e genitores LGBTQIAP+.

Sala de Amamentação

Essa iniciativa visa oferecer conforto, privacidade e praticidade às colaboradoras que estão amamentando, reconhecendo a importância do papel da organização na promoção do aleitamento materno, uma fase crucial no desenvolvimento do bebê.

Home Office Estendido Pós-Licença Parental:

Na Yduqs, oferecemos home office estendido por até três meses após o término da licença-maternidade. Esse benefício não é exclusivo para as mães, mas também se estende aos seguintes grupos: Genitores (mães e pais): Permitindo que os pais participem ativamente da rotina de cuidados com a criança recém-nascida, o que fortalece o apoio às mulheres; Mães não gestantes: Em casais lésbicos, a parceira não gestante também pode usufruir do benefício; Mães e pais adotivos: O benefício abrange adoções unilaterais ou bilaterais, independentemente da orientação sexual dos adotantes.

Cartão Amarelo: Educação e Correção Consciente

Disponível em um aplicativo, o Cartão Amarelo é uma ferramenta educativa que sinaliza expressões potencialmente prejudiciais. Vai além da correção, oferecendo sugestões construtivas para promover a diversidade e inclusão no dia a dia.

ENPS de Diversidade: sua voz importa

A pesquisa de ENPS de Diversidade convida colaboradores a compartilhar experiências relacionadas à diversidade. É uma ferramenta vital para identificar áreas de oportunidade e promover a inclusão.

Ações de Letramento e Sensibilização: Educar para Transformar

A Yduqs promove recorrentemente palestras, workshops e eventos como o "Lugar de Fala", que são fundamentais para construir uma cultura organizacional rica em compreensão e respeito mútuo. Além disso, a Yduqs mantém o Grupo de Afinidade YGUAIS, com foco na equidade de gênero.

 
 

Intencionalidade e coragem para transformar

A Yduqs tem tido reconhecimento pela forma como tem entendido, gerenciado e impulsionado sua agenda de diversidade e inclusão. São prêmios, afiliações e associações que reforçam a disposição de refletir criticamente sobre esses temas e a disposição legítima em mudar a realidade das pessoas que aqui trabalham – todas e cada uma delas, assim como buscamos fazer com nossos alunos.

Abaixo, você encontrará links para os Relatórios de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios elaborados pelo MTE de cada um dos CNPJs do grupo com mais de 100 colaboradores, com as informações sobre remuneração por gênero. Para saber mais, acesse nossa Central ESG e, para qualquer dúvida ou informação adicional, escreva para diversidade@yduqs.com.br.