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Crescimento, expansão de margem e forte geração de caixa marcam o 3T25 da Yduqs

Aumento de 14% na captação, melhores margens e Fluxo de Caixa do Acionista de R$ 559 milhões no acumulado do ano são alguns dos destaques do período

Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2025 – Resultados operacionais fortes, em todas as linhas de negócio, disciplina que leva a expansão de margens e uma geração de caixa pujante marcaram o terceiro trimestre de 2025 para a Yduqs (YDUQ3). Além da aceleração de 14% na captação de novos alunos frente ao mesmo trimestre do ano anterior, a companhia apresentou aumento de base, de receita líquida (+5% 9M25 versus 9M24, pro forma) e crescimento de 6% no EBITDA do trimestre, versus 3T24. O lucro líquido acumulado dos primeiros nove meses do ano chegou a R$ 427 milhões, um crescimento de 2% na comparação com o ano anterior (pro forma).

Além dos ganhos operacionais e econômicos, dois outros fatores se destacaram no período. A geração de caixa para o acionista (FCA), que segue como principal foco da administração, chegou a patamar de R$ 610 milhões nos últimos doze meses (com base no 3T25). No acumulado do ano, o indicador atingiu a marca de R$ 559 milhões, já acima do meio do range do guidance para 2025 (entre R$500 e R$600 milhões). Além disso, o negócio registrou redução de 3 p.p. na Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) e melhoria nos prazos de recebimento, frutos de medidas recentes para melhoria da qualidade da receita e previsibilidade dos resultados da companhia.

“Todos os nossos indicadores, das operações ao caixa, revelam consistência e sustentabilidade. Mostram que estamos entregando o que os alunos desejam, que nossa disciplina e cuidado com a saúde da receita maximizam resultados, e que a geração de caixa, a nossa vocação maior como negócio, é um instrumento fantástico para geração de valor para os nossos investidores”, resume Rossano Marques, CEO da Yduqs. “Seguimos num ritmo superior ao teto do guidance para o FCA do ano, com yield de 18% (preço de referência de 7/11). Estamos crescendo, ampliando margens e gerando caixa em ritmo bem intenso”.

Crescimento em todas as linhas de negócios

A captação de Estácio e Wyden do 3T25 foi 14% superior à registrada no mesmo período do ano anterior, com excelentes resultados do formato semipresencial. Com crescimento de 50% em um ano a base de alunos nesse segmento já ultrapassou a marca dos 100 mil alunos. Outra excelente notícia foi a estabilização da base do segmento presencial, no patamar de 190 mil estudantes. O ensino digital registrou boa captação, base estável e o destaque neste segmento foi o aumento de 2,5 p.p. na margem EBITDA do trimestre (versus 3T24).   

No IDOMED, que obteve 60 vagas adicionais no período (ainda dependentes de aprovação do CADE), houve crescimento de dois dígitos em ROL e EBITDA, com margem ajustada no trimestre de 52%. O Ibmec, novamente, foi o principal destaque operacional do portfólio Yduqs: impulsionada por maturação de unidades, aumento do portfólio de cursos e ótimo desempenho na pós-graduação, a marca registrou 23% de aumento na ROL e de expressivos 40% no EBITDA, no acumulado dos primeiros nove meses do ano (versus 9M24). A margem EBITDA do Ibmec chegou a 48% no trimestre – praticamente a mesma dos cursos de Medicina. Ibmec e IDOMED respondem hoje por 31% da ROL e por 43% do EBITDA da Yduqs.

O terceiro trimestre do ano foi também marcado pela entrada em operação do novo marco regulatório para o ensino superior. A capacidade da Yduqs de entregar qualidade, sua capilaridade (90 campi presenciais com infraestrutura completa, em todas as regiões do país) e o desempenho do produto semipresencial são três vetores de crescimento nesse novo contexto de mercado, que permitirão a exploração de oportunidades nos próximos ciclos.

Resultados consistentes e mais um trimestre de caixa muito forte

Em 2025, a Yduqs adotou medidas para aumentar a qualidade de sua receita e a previsibilidade sobre os resultados, que exercem impacto negativo no curto prazo (primeiros 18 meses) sobre a ROL. Ainda assim, a receita líquida total dos primeiros noves meses do ano cresceu 3% com relação ao mesmo período de 2024, ou 5%, em bases comparáveis. Essas iniciativas não afetam caixa e seus efeitos já começam a se diluir. O EBITDA da companhia cresceu 6% e 1 p.p. na margem, na mesma comparação. Isso levou a companhia a um lucro líquido pro forma dos 9M25 de R$ 427 milhões, 2% maior do que o indicador ao término dos 9M24.  

São resultados robustos, mas a estratégia da Yduqs mostra toda a sua força na geração de caixa. Nos primeiros nove meses do ano, o fluxo de caixa operacional (FCO) alcançou R$ 1,2 bilhão (+32% versus 9M24). A conversão de caixa avançou 33 p.p. em 2025, para 119%. O FCA dos últimos 12 meses, de R$ 610 milhões, representa um FCA yield de 18% (preço de referência de 7/11) e extraordinários 355% de aumento com relação ao 3T24.

A companhia segue perseguindo alavancagem de 1x Dívida Líquida/EBITDA, indicador que se encontra hoje em 1,52x. Se descontados os mecanismos de retorno ao acionista (pagamento de dividendos e recompra de ações), o número seria de 1,31x. A companhia tem forte posição de caixa e não tem vencimentos de dívida para este ano – o spread médio da dívida, de CDI+1,07%, é um dos mais baixos do mercado hoje.

 Tecnologia e ESG na agenda

A companhia também atualizou o mercado com relação a conquistas importantes em sua agenda ESG – como o bicampeonato no Prêmio Exame de Gestão de Pessoas e o reconhecimento no Prêmio Alas20 como empresa líder em Sustentabilidade –, e sobre ao avanços na frente de uso de inteligência artificial no negócio. A abordagem sobre a tecnologia recai sobre três pilares: melhoria do ensino, preparação dos alunos para um novo mercado de trabalho e eficiência operacional.

Quatro casos envolvendo IA generativa foram detalhados nesta divulgação de resultados, entre eles uma iniciativa de automação de comunicação de marketing que elevou em 110 vezes a capacidade de produção de peças personalizadas e os primeiros resultados das equipes no- e low-code para desenvolvimento de software, que reduzem drasticamente a implementação de novas funcionalidades para alunos, com custo 60% menor. Também houve avanço no atendimento prestado e na plataforma de empregabilidade que atende a todas as marcas de ensino do grupo.

Acesse todos os números do trimestre e dos primeiros nove meses do ano em nossa Central de Resultados.