Go to Main Content
Imagem Interna

Mais crescimento: aquisição da Edufor adiciona 118 vagas de Medicina e 2.800 alunos de ensino presencial para Yduqs  

Esta é a segunda aquisição da companhia no semestre. Novas operações podem levar a uma elevação das projeções divulgadas em maio deste ano.

Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 2024 – A Yduqs acaba de concluir a aquisição da Faculdade Edufor de São Luís (MA), numa operação que envolve 118 vagas e 179 alunos de Medicina, além de 2.800 alunos de graduações presenciais, 90% deles em cursos de Direito e da área de saúde. A transação, no valor de R$ 145 milhões, terá pagamento de 50% à vista, com os 50% restantes em cinco parcelas anuais corrigidas pelo IPCA. Esta é a segunda aquisição da companhia no semestre (após a integração do Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte, em novembro) e as novas operações poderão levar a uma elevação das projeções divulgadas em maio, e que serão revisadas após o 1T25. Sem efeito sobre a geração de caixa da Yduqs projetada para 2025, essas aquisições têm impacto positivo já em 2026, com alteração marginal na velocidade do processo de desalavancagem da companhia.

Os cursos da Edufor serão integrados às marcas nacionais do grupo, IDOMED (Medicina) e Estácio (todos os demais cursos).

“Em maio, apresentamos nosso framework para aquisições. A Edufor é um ótimo exemplo, com bom preço, crescimento potencial que se soma de maneira importante ao nosso crescimento orgânico, e que traz equilíbrio do ponto de vista de endividamento”, avalia Eduardo Parente, CEO da Yduqs. “O IDOMED dá mais um passo importante, além do seu crescimento contratado pela maturação das unidades, e a ideia é entregar o padrão de qualidade que fez da marca a mais desejada hoje no país. Vamos crescer bem”.

IDOMED supera a marca de 2 mil vagas anuais – O IDOMED, que reúne agora 18 escolas de Medicina do grupo, tem se notabilizando pelo crescimento orgânico bastante superior ao registrado pelo mercado (72% de aproveitamento das vagas adicionais do edital Mais Médicos I e 85% no Mais Médicos II, contra 51% e 68% dos demais players listados, respectivamente). As 118 vagas anuais da Edufor se somam às 340 vagas adicionais que o IDOMED conquistou ao longo de 2024, elevando sua oferta a 2.044 vagas por ano.

A aquisição também inclui uma cláusula de earn-out relacionada a possíveis vagas adicionais de Medicina, no valor de R$ 1 milhão por vaga autorizada (mediante emissão de portaria pelo MEC), com prazo de até novembro de 2027.

A Edufor teve suas vagas autorizadas após a decisão do STF sobre a abertura de escolas de Medicina, no ano passado. Essas vagas estavam no lote de processos que já havia superado a fase inicial junto ao MEC (conhecida como a de despachos saneadores) e, portanto, encontravam-se aptas a seguir o processo. As primeiras 58 vagas foram autorizadas pelo MEC em junho de 2023, com uma aprovação adicional de 60 vagas em agosto deste ano. É uma operação com forte crescimento orgânico assegurado: hoje, os alunos mais avançados estão no terceiro período (segundo ano) do curso de seis anos.

Oferta presencial complementar à da Estácio na capital – Com 90% dos cerca de 2.800 em graduações presenciais em Direito ou da área de saúde, a Edufor tem um portfólio alinhado com a da Estácio e complementariedade em termos geográficos e estratégicos. A Edufor iniciou suas operações em 2017 e, no ciclo de avaliação de 2022 do MEC, suas instituições receberam conceitos 4 e 5, os dois mais altos.