Go to Main Content
Imagem Interna

Yduqs torna-se empresa embaixadora do Educa 2030, agenda do Pacto Global da ONU no Brasil pela Educação

Movimento tem como objetivo criar aliança empresarial no país para o avanço de temas como aumento da escolaridade da população, inserção produtiva de jovens e aceleração de carreiras de mulheres em carreiras STEM. Yduqs e grupo Globo foram escolhidas pelo Pacto Global para liderar a agenda.

Semanas após ter tido seu rating ESG global elevado para status de líder ESG pela MSCI, a Yduqs assume o compromisso de ser empresa embaixadora do movimento Educa 2030, uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que irá alavancar o pilar de Educação da Agenda 2030 da ONU. O Educa 2030 foi oficialmente lançado no último dia 29 de novembro, durante o 12º Fórum Global de Direitos Humanos, na sede da ONU, em Genebra, e tem como objetivo engajar as empresas a se comprometerem com metas ambiciosas para o avanço educacional brasileiro, com foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em carreiras STEM (carreiras em ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Além da Yduqs, o grupo Globo também é embaixadora do movimento, que tem como parceiros o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Ministério do Trabalho e Emprego.

“Queremos multiplicar, em nosso país, a transformação a que assistimos diariamente em nossas instituições, que é a educação gerando poder de autodeterminação, inclusão e cidadania”, diz Cláudia Romano, vice-presidente e head de ESG da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, organização que também irá atuar para trazer novas empresas para a agenda Educa 2030. “Nada poderia dialogar tão diretamente com a história e com a visão da Yduqs quanto essa agenda proposta pelo Pacto Global no Brasil, com quem temos uma parceria de muitos anos e um alinhamento muito forte, dado que nossas estratégia e metas ESG são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que eles disseminam e promovem no país. Vamos trabalhar juntos por uma mobilização ampla, uma aliança, para derrubar as barreiras que persistem entre milhões de pessoas e um futuro mais justo, mais solidário e diverso para nossa sociedade”.

"O Educa2030 veio para contribuir com a promoção da universalização de uma educação diversa e alinhada à Agenda 2030 e de Direitos Humanos”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, que completa: “As empresas desempenham um papel fundamental em nossa sociedade e possuem uma responsabilidade significativa na promoção da educação, tanto ao considerar a estrutura de seus profissionais e negócios quanto ao impacto em seu entorno. Esta é uma pauta indispensável para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do país”.

Compromissos das empresas signatárias - Ao aderir ao Movimento Educa2030, as empresas devem optar por um ou mais dos seguintes compromissos, a serem atingidos até 2030:

Opção A: Oferecer a todos os funcionários da organização que não possuem Ensino Médio ou Técnico a possibilidade de concluí-lo até 2030 ou;

Opção B: Oferecer a todos os funcionários da organização e terceiros que não possuem Ensino Médio ou Técnico a possibilidade de concluí-lo até 2030 ou;

Opção C: Meta de 30% de funcionários(as) da organização com Ensino Superior concluído até 2030

2. Atingir a cota legal de Aprendiz até 2030, considerando a inclusão da diversidade, e formar todos os jovens em desenvolvimento sustentável.

3. Oferecer desenvolvimento profissional para mulheres, e todas as suas interseccionalidades, em carreira STEM, seja em suas atividades finalísticas ou de suporte.

UNICEF e Ministério do Trabalho e Emprego participam da iniciativa como os parceiros estratégicos, e fornecem suporte técnico ao projeto. “O UNICEF vem atuando desde 2020 na agenda de transição escola-trabalho e inclusão produtiva de adolescentes e jovens por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), que já gerou mais de 300 mil oportunidades de trabalho decente e formação profissional com uma rede de quase 2 mil parceiros entre governos, empresas e organizações da sociedade civil. É uma satisfação unir forças com o Pacto Global e outros importantes parceiros na iniciativa do Educa2030 que une o compromisso pela educação e o trabalho decente com foco no setor privado”, afirma Gustavo Heidrich, oficial de Programas do UNICEF no Brasil.

Para Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, a união de diferentes setores da sociedade faz a diferença no projeto. “O Movimento Educa 2030 possibilita uma articulação entre distintos atores com objetivo de potencializar o cumprimento dos ODS. Sendo essencial o engajamento das empresas na promoção da formação profissional e a elevação de escolaridade de seus trabalhadores. A estratégia multiatores promovida pelo Pacto Global é essencial para inclusão social em nosso país”. Conheça, em detalhes, a Agenda ESG da Yduqs, clicando aqui.

Recentemente, a Yduqs aderiu a outros dois movimentos do Pacto Global da ONU, o "Elas Lideram 2030" e o "Raça é Prioridade".