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Após recuperação, a retomada: Yduqs reporta lucro 33% maior no 1T22

Segmento presencial volta a crescer, com captação quase 40% superior à do primeiro semestre de 2021. Base da modalidade cresce 3%. Captação total da companhia foi recorde e superou a marca de 250 mil ingressantes.

Medicina e EaD continuam em ritmo intenso, com crescimento conjunto de 44% na base de alunos. Juntas, as unidades de negócio apresentaram aumentos superiores a 20% na ROL e no EBITDA

Destaques do período

  • Ensino Presencial volta a crescer base, após captação de mais de 100 mil alunos no 1S22.
    • Com captação 49% superior à do primeiro semestre do ano passado, modalidade registra aumento de 3% na base de alunos, que chega a 296 mil. É a maior operação de ensino presencial do país,
    • Receita da unidade de negócio foi de R$ 560 milhões no tri, e EBITDA dá salto de 28%, para R$ 130 milhões, graças ao efeito conjugado de forte captação com estrutura otimizada e pronta.
    • Na comparação com o 1T21, a margem EBITDA do ensino presencial da Yduqs saltou de 17% para 23%.
  • Medicina e EaD crescem com intensidade, qualidade e acima do mercado.
    • Receita conjugada dos dois negócios cresceu 27% entre trimestres (1T21 vs. 1T22). EBITDA saltou 21% na mesma base de comparação.
    • As unidades respondem hoje por 53% da ROL e por 68% do EBITDA totais da Yduqs. Estratégia de diversificação do negócio segue rendendo frutos.
    • 228 novas vagas de Medicina foram aprovadas em 2022.
  • Disciplina em custos e excepcional geração de caixa asseguram força e saúde ao negócio.
    • Qualidade acadêmica, reputação das marcas e estratégias inovadoras em mídia digital levam a uma redução no custo de Vendas e Marketing. Em relação à ROL, houve redução de 3 p.p. dos custos de V&M entre primeiros trimestres.
    • EBITDA ajustado cresce 23% na comparação entre primeiros trimestres, chegando a R$ 400 milhões.
    • Lucro líquido ajustado atinge R$ 96 milhões no trimestre, aumento de 33% com relação ao 1T21.
    • Fluxo de Caixa Operacional pós-CAPEX de R$ 190 milhões. (+42%).
    • Caixa e disponibilidades de R$ 1,7 bilhão e alavancagem de 1,7x Dívida Líquida / EBITDA ajustado.

 

Rio de Janeiro, 12 de maio de 2021 – A Yduqs (B3: YDUQ3), grupo de educação e tecnologia para o ensino superior, apresentou resultados referentes ao primeiro trimestre do ano, em que se destacam crescimento superior ao de mercado dos tradicionais vetores de expansão do negócio, EaD e Medicina, e uma evidente inflexão da captação do ensino presencial, com volume de mais de 100 mil ingressantes na modalidade no primeiro semestre do ano. O EBITDA consolidado do grupo no trimestre foi de R$ 400 milhões, 23% superior ao do mesmo período do ano anterior, com lucro líquido ajustado 33% superior na mesma comparação, de R$ 96 milhões.  

O principal ciclo de captação do ano para o ensino presencial foi 39% maior do que o de 2021 (considerando todo o primeiro semestre), com volume total de mais de 100 mil novas matrículas na modalidade. O ticket médio manteve-se em linha com o do ano anterior, descontados efeitos de diluições de valores, e, com a forte admissão, a rentabilidade do segmento passou de 17% para 23% (margem EBITDA).

“Esse incremento na geração de valor do presencial já era de certa forma esperada por nós”, explica Eduardo Parente, CEO da Yduqs. “Estamos com as operações e campi enxutos, toda a infraestrutura pronta e muita tecnologia para receber esses alunos. Essa alavancagem operacional que os números do trimestre revelam é fruto do trabalho que começamos, de forma muito acertada, ainda em 2018. Alinhamos qualidade, tecnologia, estrutura e conquistamos a fidelidade e a satisfação dos alunos”, analisa, lembrando a elevada taxa de renovação na modalidade (de 82% no 1T22). O NPS do ensino presencial das IES Yduqs registrou, nos dois anos de pandemia, um salto de mais de 20 p.p. O grupo tem o maior ensino presencial do país, com mais de 290 mil alunos – base que voltou a crescer neste 1T22, revertendo tendência que vinha sendo observada desde 2018.

O trimestre, para o ensino presencial, foi marcado também pela adoção de novas tecnologias, proprietárias, para aulas presenciais, síncronas, pela web – uma demanda de grande parte dos alunos após a pandemia, e que também abre portas para um novo mercado. O formato permite que pessoas que desejam o contato com o professor, mas que estão em cidades sem campus do grupo, acessem a riqueza da experiência presencial com toda conveniência, sem a barreira física.

Motores de Crescimento – O EaD do grupo segue na liderança de mercado em qualidade do ensino e de plataformas e vem ampliando share no mercado nacional, segundo os dados divulgados este ano pelo INEP. Por trás deste crescimento está a estratégia de interiorização e o modelo inovador para polos, que já são 2.069 em todo o país.

O Idomed agora reúne 17 escolas de Medicina. O destaque operacional do período foi a rápida resposta às recentes autorizações para abertura de cursos e ampliações de vagas (228 vagas anuais, no total), que culminaram com a inauguração de duas novas unidades, a Famejipa, em Ji-Paraná (RO), e a Faculdade de Medicina de Iguatu, segunda unidade Idomed no Ceará. Também já está em operação o segundo campus de referência internacional no Rio de Janeiro, o Vista Carioca, que recebeu investimentos de R$ 32 milhões. Os índices de satisfação dos alunos registrados foram recordes históricos, bem como os indicadores de relacionamento com docentes, a base do ensino de qualidade do Idomed, que superaram a casa dos 90% de favorabilidade, engajamento e satisfação.   

Digital, do candidato ao formando - Na frente de tecnologia, o grupo lançou seus novos portais de inscrição e matrículas, que elevaram a experiência e o desempenho da conversão em alunos para as 16 marcas integradas aos ativos, que recebem mais de 30 milhões de views por mês. A matrícula pode ser feita integralmente pelos portais, incluindo a entrega da documentação, em menos de 15 minutos. Nas aplicações ligadas ao ensino, propriamente, as principais evoluções vieram no App dos Alunos (que também atende, de forma customizada, a todas as IES do grupo). Está evidente a força da estratégia mobile first da companhia: no primeiro trimestre do ano, 67% dos acessos aos conteúdos acadêmicos foram feitos por meio do aplicativo proprietário criado para smartphones (o mais bem avaliado do país na categoria).   

ESG – No trimestre, a Yduqs apresentou, a toda a comunidade acadêmica e times de apoio, os resultados de recente levantamento, as metas e o plano de ação de seu Programa de Diversidade e Inclusão. Com níveis distintivos de diversidade em seus quadros, em linha com o que se observa no corpo discente, o foco da companhia está em acelerar a carreira de negros e mulheres, em diversos setores, e na criação de um ambiente ainda mais favorável, livre de constrangimentos de qualquer natureza.

O programa de Diversidade e Inclusão é um dos trabalhos de destaque da Agenda ESG da Yduqs. A companhia anunciou que irá apresentar seus compromissos socioambientais e de governança no I Fórum ESG Yduqs, a ser realizado no próximo dia 15 de junho.