Go to Main Content
Imagem Interna

Yduqs integra Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa e conquista Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol

Adesão ao RPE marca o compromisso da companhia no fornecimento de dados de emissões públicos e de qualidade para a sociedade

A Yduqs acaba de dar um passo significativo na consolidação de sua agenda ambiental. Recentemente, aderimos ao Registro Público de Emissões, uma plataforma desenvolvida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), que desde 2008 auxilia empresas nacionais na publicação de seus inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Além disso, obtivemos o Selo Ouro do PBGHG, que certifica que nosso inventário é completo e verificado por uma empresa externa e independente, elevando o grau de confiabilidade do documento.

A conquista foi anunciada no dia 24/10, em São Paulo, durante o evento anual do Registro Público de Emissões da FGV, onde foram divulgados os inventários de emissões de GEE do Ciclo 2023, relacionados ao ano de 2022. Além de promover a cultura de inventários de emissões de GEE no Brasil, como parte da agenda de combate às mudanças climáticas no meio corporativo, o Programa Brasileiro GHG Protocol oferece instrumentos e padrões internacionais de alta qualidade para a contabilização e divulgação de inventários de emissões.

“Esta adesão ao Registro Público de Emissões marca o compromisso da nossa companhia em contribuir para o fornecimento de dados de emissões confiáveis, transparentes e de qualidade para a sociedade, e fortalece nossa posição no setor educacional, demonstrando o pioneirismo da Yduqs em educação ambiental”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs, VP do Grupo Yduqs e head de ESG.

Nossa evolução na dimensão ambiental

Este é o primeiro ano em que nosso inventário de gases de efeito estufa passa por uma auditoria externa e é registrado publicamente, mas nosso progresso nesta agenda vem se fortalecendo a cada ano. Em 2020, concluímos um projeto de Geração Distribuída, com a implantação de uma usina solar no estado do Rio de Janeiro que tem a capacidade de produzir 190 MWh/mês.

Ainda em 2021, iniciamos a elaboração do nosso inventário de emissões de GEE com parâmetros alinhados ao perfil da nossa operação, o que nos direcionou o foco para atividades chave da companhia, incluindo as que são de nossa responsabilidade direta (Escopo 1) e indiretas associadas ao consumo de energia elétrica (Escopo 2). Em 2022, reforçamos os controles com o Escopo 1 (33%), Escopo 2 (13%) e expandimos esse processo para mensurar as emissões indiretas da nossa cadeia de valor (Escopo 3 – 55%), que serão ampliadas ao longo dos próximos anos com a inclusão de novos parâmetros.

Em 2022, também lançamos nossas 24 metas ESG, das quais 6 metas na dimensão ambiental, que atendem a 3 ODS. Uma delas é impactar 2 milhões de pessoas com conteúdos ambientais, como o Curso de Introdução à Educação Ambiental lançado recentemente em parceria com a Estácio. Além disso, estamos investindo em pesquisas sobre energia limpa e desenvolvendo estratégias para controlar e mitigar as emissões em nossas operações.

Nossas diretrizes estratégicas incluem ações de ecoeficiência, coleta seletiva e redução da geração de resíduos. "Tudo isso corrobora com nossas políticas internas, que são pautadas na conformidade legal e nas melhores práticas do mercado. A preocupação ambiental é percebida, seja em eficiência hídrica e energética, nas construções que já nascem pensadas com tais diretrizes, ou na gestão dos resíduos sólidos e efluentes gerados em nossas operações. Já somos referência na gestão de emissões de GEE; reforçamos assim nosso comprometimento com a sociedade e com as ações voltadas ao combate das mudanças climáticas", pontua Anderson de Araujo Nogueira, gerente de Facilities da Yduqs.